Oportunidade

Em um esporte no qual um milésimo de segundo pode fazer a diferença entre vencer e perder, a Equipe Sauber de F1 obtém vantagem competitiva em relação a alguns dos nomes mais importantes do automobilismo.

Resultados

170.000 quilômetros

Viajados por ano pelo data center móvel

Produtos e soluções

Equipe Sauber de F1

Equipe de corrida da Fórmula 1 inova a 300 km/h.

Os carros da Fórmula 1 são construídos com um objetivo: a velocidade. A categoria combina esporte radical e os mais altos níveis de tecnologia para produzir alguns dos mais velozes e avançados carros do automobilismo.

A competição é dura. Apenas os 10 primeiros lugares de cada corrida marcam pontos na disputa pelo campeonato mundial. A mudança de posição no campeonato mundial pode fazer uma diferença multimilionária no prêmio em dinheiro. Às vezes, mais de 12 entre 24 carros estão a um segundo de distância um do outro durante as rodadas de qualificação. Um simples milésimo de segundo — 0,001 segundo — pode significar a diferença entre vitória e derrota.

A cada vez que entra nas pistas, a Equipe Sauber de F1 coleta e analisa grandes quantidades de dados, procurando por qualquer oportunidade de inovar e aprimorar o design do carro e as estratégias de corrida. A equipe confia em sua base de storage da NetApp® e em outras tecnologias de ponta para fazer aprimoramentos no carro dentro da pista, entre as corridas e ao longo da temporada.

Na pista, um sistema FlexPod®, apresentando a tecnologia líder de setor da NetApp e da Cisco, permite que a Equipe Sauber de F1 analise os dados dos 100 sensores presentes no carro. Enquanto o carro alcança velocidades de até 355 km/h, engenheiros no local analisam os dados em tempo real, instruindo o piloto para ajudá-lo a extrair o máximo de desempenho do carro. Dependendo do percurso e das condições, isso pode significar frear mais tarde ou acelerar antes de uma curva.

Sobre este cliente

A Equipe Sauber compete na Fórmula 1, um circuito sazonal que vai de março a novembro e que tem 20 eventos com duração de três dias — treino/qualificação/corrida — em pistas de 19 países de todo o mundo. A Sauber Motorsport AG, com sede em Hinwil, na Suíça, emprega cerca de 300 projetistas, engenheiros e membros de suporte. Outros 100 funcionários trabalhando em período integral para fornecedores e provedores de serviços regionais dependem da empresa, que foi fundada em 1970 por Peter Sauber. Em 2012, a Equipe Sauber de F1 marcou sua 20ª temporada no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da Fédération Internationale de L’Automobile (FIA).

Soluções de dados para a empresa moderna

Fale com o setor de vendas