Oportunidade

O CERN ajuda os físicos a desvendar os segredos do universo.

Resultados

Mais de 4,1 trilhões

DE LINHAS DE DADOS ARMAZENADAS

Produtos e soluções

CERN

Ajudando os físicos a resolver um dos maiores mistérios científicos do nosso tempo.

Milhares de cientistas em todo o mundo estão examinando quantidades aparentemente ilimitadas de dados do LHC (Large Hadron Collider ou Grande Colisor de Hádrons) do CERN, a fim de comprovar a existência de novas partículas elementares que podem desvendar os segredos do universo.

As experiências do CERN criam 600 milhões de colisões por segundo, gerando uma quantidade espantosa de dados — um milhão de GB por segundo. Mesmo após esses dados serem filtrados, o CERN acumula, a cada ano, mais de 20 PB de dados de experiências, os quais deverão ser todos armazenados permanentemente e distribuídos para físicos de todo o mundo para análise.

Bancos de dados Oracle, todos executados em storage da NetApp, oferecem suporte para todo o processo, da administração às experiências, e até mesmo ao funcionamento do próprio acelerador. O banco de dados do acelerador, que cresce a uma velocidade de 50 TB por ano e agora apresenta mais de 4,1 trilhões de linhas de dados, controla as condições no acelerador. São necessárias três semanas para aquecer os ímãs do LHC e três semanas para resfriá-los; portanto, qualquer interrupção dos dados representaria um grande contratempo para os cientistas e a organização.

Sobre este cliente

O CERN, o centro europeu de pesquisa nuclear, é um dos maiores e mais respeitáveis centros de pesquisa científica do mundo. Sua área de atuação é a física pura, ou seja, descobrir de que é feito o universo e como ele funciona. No CERN, os maiores e mais complexos instrumentos científicos são usados para estudar os componentes básicos da matéria: as partículas fundamentais. Ao estudarem o que acontece quando essas partículas colidem, os físicos aprendem sobre as leis da natureza.

Fundado em 1954, o laboratório do CERN fica na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça. Foi um dos primeiros empreendimentos conjuntos da Europa, e agora possui 20 estados membros.

Soluções de dados para a empresa moderna

Fale com o setor de vendas